quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

LUTANDO PELO CONSOLIDAR


LUTANDO PELO CONSOLIDAR
Isaías 40:1
É projeto de Deus que todo aquele que O recebe como Senhor e Salvador de sua vida seja consolidado.
MT. 11:28
Todos nós chegamos ao Senhor Jesus quebrados, feridos e desacreditados, inclusive, por nós mesmos, mas o Senhor nos recebe do jeito que estamos. Ele consolida e restaura plenamente a nossa sorte.
Precisamos compreender consolidação. Dentro desta perspectiva, trataremos de consolidação como um processo contínuo. Ou seja, trabalhar este poderoso instrumento de Deus, entendendo que um discípulo é como um filho espiritual gerado no reina do espírito, portanto devemos acompanhá-lo respeitando todas as fases de seu crescimento.
Veremos nesta lição o que é consolidação e quais os passos que devemos dar a fim de termos um bom resultado.
1 – O QUE É CONSOLIDAÇÃO?
O processo da consolidação pode ter duas compreensões, de maneira geral. A primeira diz respeito ao processo da Visão, que leva o novo convertido do Pré-encontro à Escola de Líderes. Nisso vemos o acompanhamento no processo da Visão, pois sabemos que Deus chama o homem para assumiu um relacionamento com Ele e, conseqüentemente, cumprir a Sua vontade de maneira completa.
Outro entendimento acerca de consolidação pode ser compreendido como um processo de vida. Ou seja, estamos falando de acompanhar os passos do novo convertido fazendo com que ele se torne, segundo diz a Palavra, maduro na fé.
Consolidar é tornar sólido, firme. É cuidar da ferida e da fratura do novo convertido. É o trabalho processual mais eficaz na vida do discípulo, é trazer o consolo para a dor, tristeza, amargura, depressão, frio, fome, solidão e da falta de amor. MT.20:28/ Jo 21:10,13
Consolidar é um ato de amor. É amar, investir, valorizar, perseverar, esperar, perdoar, chorar, pagar para ver a pessoa gozar da plena vida que há em Cristo Jesus. É gerar filhos para Deus.
1.2 Três Processos de Consolidação de Deus para o homem
a) Deus consolidou o homem. Em Gênesis 2:16; 3:8, a Bíblia relata que o Senhor ministrava ao homem na viração do dia.
b) Deus não desiste do homem. Jo 10:10
c) Deus estabeleceu aliança com o homem para resgatá-lo (Gn. 3:15)
Assim como Deus, não devemos desistir jamais do nosso discípulo, pelo contrário, após gerá-lo devemos consolidá-lo independente da situação e das condições.
O que precisamos ter para Consolidar? O ponto chave antes de qualquer estratégia é amar vidas.
Porém outras coisas podemos otimizar, assim como:
A - Estrutura
Possuir uma vida regida pelos Princípios Bíblicos. Independente das circunstâncias que estamos vivendo, devemos manter um coração firme, solidificado na Palavra e nas promessas do Senhor. (I Co 15:58)
B – Base
Ser conhecedor da Palavra de Deus para ensinar a outrem. (II Tm. 2:15)
C – Amor
Fazer a obra tendo a plena consciência de que trabalhamos para Deus e não para homens. (Cl.3:23).
1 -- PARA QUE DEVEMOS CONSOLIDAR?
Devemos consolidar para que as pessoas que chegam até nós sejam formadas em Jesus e na Sua Palavra, a fim de serem libertas de todas as amarras do diabo, livres de feridas na alma, rejeição e sentimentos de incapacidade. (Pv.23:14)
Precisamos compreender que consolidar não deve ser um processo mecânico e, portanto, precisa haver a compreensão do “para quê” relativo a esse processo. As pessoas são consolidadas para se tornarem capazes de tomar decisões acertadas dentro de todos os princípios da Palavra. Afinal, Deus nunca quis que Seus filhos fossem robôs, que não tivessem condições de escolher. Deus quer que o homem O escolha de livre e espontânea vontade e assim possa servi-lO e adorá-lO.
Quando estabelecemos esses passos fazendo com que os discípulos sejam conhecedores da Palavra, estamos estabelecendo condições para que sejam responsáveis, maduros e conscientes de sua missão. Assim como uma criança que chega ao mundo e passa por todas as fazes de crescimento, temos que levar os discípulos a esse nível de consciência.
2  – COMO PODEMOS CONSOLIDAR NO DIA-A-DIA A NOSSA CÉLULA?
2.1  – Estabelecendo os princípios para consolidar o caráter
Devemos lembrar que no processo da consolidação estamos lidando com pessoas que não tiveram, em sua maioria, Princípios Bíblicos implantados em suas vidas (Rm.10:17). Então, teremos que dar a elas bases bíblicas, a fim de que sejam firmados em sua nova fé (Pv.1:7).
  1. 2 – Gerando relacionamento para firma alianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário